-
Arquitetos: MacKayCurtis
- Área: 133 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Simon Wilson
Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing dos proprietários para esta casa de férias era simples: maximizar o sol, as vistas e a vida ao ar livre. Eles queriam grandes áreas de convivência ao ar livre para passar o tempo relaxando do lado de fora, não dentro. A casa, portanto, é uma resposta simples a esse desejo; proporcionando uma intervenção delicada na paisagem com um impacto pequeno e permitindo que os proprietários se conectem com a paisagem circundante sem dominá-la, enquanto esfumaça a linha entre dentro e fora.
O terreno íngreme e elevado proporciona vistas panorâmicas sobre a Baía de Mawhitipana e é coberto por árvores maduras de Pōhutukawa, que formam uma grande cobertura verde. Um longo deck de madeira, que se estende por toda a largura do terreno estreito, é delicadamente inserido entre as árvores para evitar suas raízes, enquanto é acolhido por suas copas. O deck está voltado para o norte e aproveita as vistas e o sol, proporcionando grandes áreas de convivência ao ar livre. A caixa de madeira - para dormir e tomar banho - é posicionada acima do deck, e a área abaixo é fechada com vidro para criar um espaço de estar semiexterior.
O resultado: um simples refúgio composto por um longo deck, sobre o qual paira uma caixa de madeira. Compartimentar a área necessária em dois níveis proporciona uma divisão funcional lógica mantendo uma construção relativamente pequena e uma massa modesta que toca o terreno existente levemente.
O térreo é envidraçado em todos os quatro lados e compreende uma cozinha, sala de estar e jantar. A parte posterior do térreo é parcialmente embutida no solo para permitir que os armários da cozinha sejam escondidos assim, com as portas de vidro deslizantes abertas, esta área pode se expandir ininterruptamente para incluir os decks que se estendem de leste a oeste, proporcionando aos proprietários uma variedade de opções estando dentro, fora ou em algum lugar intermediário.
A caixa de madeira do nível superior é sustentada por seis pilares de aço e revestida com uma tela de cedro com persianas de madeira integradas. As persianas proporcionam aos cômodos do pavimento superior uma sensação de fechamento, em contraste marcante com a transparência dos espaços do térreo. As grandes persianas de madeira escondem as janelas de altura total que deslizam para um compartimento oculto atrás da tela. Isso permite que as persianas sejam fechadas enquanto as janelas atrás estão abertas trazendo os sons dos pássaros e das ondas na praia.